OBESIDADE x INCONTINÊNCIA URINÁRIA x FISIOTERAPIA

OBESIDADE x INCONTINÊNCIA URINÁRIA x FISIOTERAPIA

A obesidade é um problema crescente nos últimos anos. Em função do número expressivo de pessoas acima do peso, uma série de patologias associadas vêm apresentando crescimento marcante em sua incidência. Um dos principais exemplos é a incontinência urinária (IU).

Vários estudos têm demonstrado que a perda de peso induzida cirurgicamente é um tratamento eficaz para a melhora da incontinência urinária em pacientes obesos.

Existem técnicas fisioterapêuticas tanto no pré quanto no pós-operatório que melhoram esta disfunção e promovem qualidade de vida especialmente na vigência de perda de peso.

Uma das modalidades que vem ganhando destaque no tratamento e prevenção da incontinência urinária é o Pilates. Durante a realização dos exercícios deste método, o paciente é exigido a manter a ativação do “powerhouse”, que inclui as musculaturas mais profundas do abdômen. Isso proporciona ao paciente a tonificação do períneo, que é a base da sustentação da bexiga. Assim, com os músculos fortes, o paciente terá melhor controle da perda de urina.

É importante ressaltar que todos os exercícios devem ser orientados por um profissional capacitado para se alcançar um tratamento mais eficaz.

Procure ajuda. Não deixe isso atrapalhar a sua qualidade de vida!

Fisioterapeuta Caroline Fontana Prado
CREFITO 183-806-F
@carolinefpfisioterapeuta